Cultura maker para aprender!
A cultura maker segue uma metodologia que tem como base o princípio do “faça você mesmo”, mostrando que é possível executarmos atividades com as próprias mãos. No ambiente escolar, ela traz muitos benefícios, com pesquisa e experimentos práticos.
O Pio XII promove o ensino na prática, com o objetivo de proporcionar o aprendizado de forma instigante e aproximar os alunos do conteúdo.
Na aula maker das turmas do 4º e 5º ano, os professores Vitor e Vitória ensinaram sobre circuito elétrico em série, com um experimento prático, que fez sucesso entre os alunos! A experiência consistia em acender uma luz de led, usando os conceitos de pólo positivo e negativo, apenas com massinha e uma bateria. Incrível, né?
O Diretor Fernando Boechat, falou sobre a importância da atividade:
“O Maker parte do princípio que somos capazes de criar coisas. Além disso, o aluno trabalha o raciocínio lógico, a identificação de problemas, a habilidade do trabalho em grupo e até noções de coordenação de projetos. Pude presenciar as aulas e vi o encantamento nos olhos dos alunos”, contou.