Xadrez na escola
Foco, concentração e raciocínio lógico. É possível trabalharmos tudo isso através do xadrez. O professor Alexandre Santos Carvalho, ensina o jogo nas aulas de informática do 1° ao 5° ano, do Ensino Fundamental. A ideia é ajudá-los a terem mais atenção, desenvolverem o raciocínio lógico e, estimular a socialização. “O xadrez ajuda na compreensão de que precisamos seguir as regras, respeitar o adversário, saber vencer e perder. Eles acabam desenvolvendo mais concentração, planejamento e, aos poucos, aprendem a tomar decisões com mais calma e estratégia, já que cada jogada deve ser pensada antes”, ressalta Alexandre.
“O xadrez ajuda na compreensão de que precisamos seguir as regras, respeitar o adversário, saber vencer e perder. Eles acabam desenvolvendo mais concentração, planejamento e, aos poucos, aprendem a tomar decisões com mais calma e estratégia, já que cada jogada deve ser pensada antes”
Alexandre Santos Carvalho
Professor de informática
No 1° ano, o aluno é introduzido nas regras, conhece a história do jogo, como foi criado, quem são os personagens e como movimentar as peças. Nessa idade, o mais importante é a diversão. Conforme vão avançando de série, o professor ensina jogadas mais importantes e, os alunos do 4° e do 5° ano, participam de um torneio, com premiação e um troféu personalizado.
O professor Alexandre é um grande entusiasta do projeto: “o mais importante não é que eles se tornem campeões de xadrez no futuro, mais que através do jogo eles melhorem habilidades como memória, raciocínio lógico, planejamento, aspectos cognitivos e sociais, passando a compartilhar um esporte com os amigos. O xadrez é um ótimo exercício para fazer amigos e, acima de tudo, aprender a seguir regras, a respeitar o outro como adversário. Assim, formamos cidadãos melhores, é mais do que um jogo, um esporte, suas regras e conduta podem melhorar o aprendizado das crianças na escola”, finaliza.
“o mais importante não é que eles se tornem campeões de xadrez no futuro, mais que através do jogo eles melhorem habilidades como memória, raciocínio lógico, planejamento, aspectos cognitivos e sociais, passando a compartilhar um esporte com os amigos. O xadrez é um ótimo exercício para fazer amigos e, acima de tudo, aprender a seguir regras, a respeitar o outro como adversário. Assim, formamos cidadãos melhores, é mais do que um jogo, um esporte, suas regras e conduta podem melhorar o aprendizado das crianças na escola”
Alexandre Santos Carvalho
Professor de informática
Com projetos como esse, vamos educando pessoas conscientes, que respeitam o outro e conseguem superar desafios!